Curso de curta duração sobre Avaliação de Impacto na Saúde (AIS) de projectos de grandes infra-estruturas

Introdução à avaliação do impacto na saúde (AIS) | Conceitos chave | Implementação prática da AIS | Comunidades afectadas e grupos vulneráveis | Desenvolvimento de oportunidades de carreira de AIS em Moçambique

Compreender, avaliar e gerir os riscos e impactos na saúde e segurança da comunidade em áreas onde os projectos de grandes infra-estruturas (por exemplo, mineração, construção de estradas e pontes, barragens, construção de ferrovias) estão sendo implementados representam desafios únicos. Isto inclui questões como a forma como as mudanças induzidas pelo projecto podem ter um impacto negativo na saúde da comunidade ou como um influxo de trabalhadores do projecto pode aumentar a transmissão ou a taxa de doenças infecciosas. No âmbito da iniciativa de investigação para o desenvolvimento (hia4sd.net) que visa reforçar a utilização da avaliação do impacto na saúde (AIS) no processo de licenciamento de projectos de infra-estruturas de grande escala, oferecemos um curso com duração de 3 dias sobre AIS. O objectivo do curso é contribuir para uma compreensão sólida da abordagem da AIs, que é fundamental para promover ainda mais a prática da AIs em Moçambique. Através do curso interactivo de curta duração, aprenderá o conceito de AIs como uma abordagem para gerir e promover, sistematicamente, a saúde e segurança nas comunidades afectadas pelos projectos. Este curso oferece ferramentas teóricas e práticas que permitirá aos participantes aprenderem a realizar uma AIS bem como a rever, metodicamente e de forma critica, conteúdos da dimensão saúde em relatórios de estudos de Avaliação do Impacto Ambiental.

O curso será implementado de uma forma interactiva na qual a teoria será discutida no contexto de estudos de caso em Moçambique. Este curso é organizado conjuntamente pelo Centro de Investigação em Saúde de Manhiça e pelo Swiss Tropical and Public Health Institute.

Audiência: Pontos focais do estudo HIA4SD, representantes da Comissão Técnica de Avaliação do Impacto Ambiental (CTAIA) dos Ministérios dos Recursos Minerais e Energia, Ministério da Terra e Ambiente, Ministério do Género, Criança e Accão Social, Ministério da Saúde. Adicionalmente, serão convidados a participar representantes a academia e instituições de pesquisa (docentes, investigadores mestrandos em Saúde publica e em Epidemiologia de Campo) e consultores experientes na condução de estudos de Avaliação do Impacto Ambiental em Moçambique.

Duração: 18 a 21 de Outubro de 2022

Horário: 8:30-16:30hrs

Local: por confirmar

Localização: Cidade de Maputo (Local especifico será comunicado)

Custo de participação: Nenhum. O curso é patrocinado pelo projecto HIA4SD. O curso terá lugar na cidade de Maputo, na hora normal do expediente, por isso será organizado de modo a não haver um custo adicional ao participante. As instituições organizadoras irão garantir as refeições (lanche matinal e almoço) a terem lugar durante as sessões.

Pontos: Equivalent to 1.4 ECTS units (18 TZ CPDS or 1.8 TCU).

Certificação: Um certificado será emitido para cada participante que completar o curso durante os 3 dias. Para tal, os participantes deverão participar durante os 3 dias de formação.

Perguntas ou dúvidas: Por favor, contacte o Dr. Herminio Cossa ()

 

Date

Oct 18 - 21 2022
Expired!

Time

8:30 am - 4:30 pm
Event Categories

Organizer

Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM)
Website
https://www.cismmanhica.org/

Other Organizers

Swiss Tropical and Public Health Institute (Swiss TPH)
Website
http://www.swisstph.ch